BRAZILIANMUSIC.COM


Artistas | Celebridades | Entrevistas | Artigos
Virtual Label | Homepage | Contato

brazilianmusic.com | artigos >> um amor eterno

UM AMOR ETERNO - ION MUNIZ    
Resenha por VIRGNIA AGUIAR    
 
 
 
 
 

    

Em seu CD Um Amor Eterno, lanado pelo selo Kalimba, Ion Muniz dispensa comentar sua msica, dizendo que ela fala por si. Vale, porm, registrar a qualidade e sensibilidade imensas que esse trabalho contm.

Expressiva a versatilidade de Ion, que toca flauta, sax tenor e piano. Tal como recomenda o Salmo 133 - que um dos temas deste CD, h a excelncia da unio fraterna do universo instrumental. Ao lado de Ion esto: Dario Galante, Theomar Ferreira, Edson Lobo, Lula Galvo, Jess Sadoc Jr., Franklin da Flauta, Bilinho Teixeira, Jorge Continentino e Jess Sadoc.

Em Arrocho, um refinado samba-choro, composto em 1973 e que ser moderno em qualquer poca que for ouvido, Ion, msico dedicado e perfeccionista, apresenta um sopro informal integrado bateria incandescente de Theomar Ferreira e ao galante piano de Dario. Esse pianista italiano, h mais de vinte anos no Brasil, incluiu msicas de Ion em apresentaes que fez em diversos espaos musicais do Rio de Janeiro, bem antes do lanamento deste CD.

Gi outro tema raro, onde o flautista Ion viaja leve e profundo como se meditasse sobre o sentido de cada momento. Os solos de Dario se enquadram em perfeita harmonia e sincronicidade.

A bossa d o tom. No s Jobim inspira, mas tambm Donato, samba, jazz... E no poderia ser diferente para Ion, instrumentista, compositor, arranjador e um estudioso da msica. Suas composies bem estruturadas soam como os clssicos que tornaram eterno esse gnero, com influncia jazzstica trazida dos Estados Unidos, onde viveu e somou experincias com grandes nomes do estilo.

E bossa com todo contedo Ipanema, com o violo especialssimo de Lula Galvo, unido ternura da flauta de Ion, ao piano cheio de personalidade de Dario Galante, ao acompanhamento alto nvel do contrabaixo de Edson Lobo e bateria singular de Theomar Ferreira. S mesmo Ion, que foi um dos componentes do quarteto do baterista Edison Machado, poderia descobrir um baterista de potncia to compatvel para essa arte final.

Em Tom o piano de Ion jobiniano e a flauta leve desliza suave, numa bossa muito bem acabada, num toque leve entre o contrabaixo, a vassourinha e o prato. "Tom a expresso da profunda amizade que nos ligava e da saudade que sinto dessa maravilhosa criatura", ressalta Ion.

Um encontro ousado se d em Janeiro. Theomar, dessa vez ao lado do sax tenor de Ion, se une ao tambm poderoso e expressivo trompete de Jess Sadoc Jr. que, requisitadssimo, est no pdio dos grandes desse instrumento. Sadoc Jr. e Ion gravaram parte da melodia em "dobra", o que produziu um efeito de orquestra. Em seu solo, Ion passa o recado com poucas notas. Jorge Continentino tambm se enquadra no sax bartono em Donato. Puro swing.

Em Marzo, composta na casa do amigo Cludio Marzo, destaca-se Franklin da Flauta. O piano de Ion soa como se o prprio Jobim estivesse tocando. O violo de Bilinho Teixeira personaliza a faixa "Sem nome" e um solo especial de Theomar em Donato finaliza primorosamente o lbum.

Ion levou muitos anos para pr em ordem a essncia desse trabalho. Que importa! Afinal o que o tempo para quem se enquadra num raro teor meldico; num senso esttico fora dos padres, digo, dentro de padres de harmonia bem definidos; numa disciplina rara e contnua? A tcnica o caminho, e a vida tambm improvisa.

Ion Muniz ainda deve ter muito a mostrar, mas Um Amor Eterno representa um perfeito caminho e a definio exata para o que a boa msica deve significar.

Virgnia Aguiar

Copyright 2007 BrazilianMusic.com
Todos os direitos reservados - Reproduo proibida sem autorizao por escrito


Ir para o website do Ion Muniz

Ion Muniz - Um amor eterno

Dario Galante, Edson Lobo, Lula Galvo, Theomar Ferreira, Bilinho Teixeira, Franklin da Flauta, Jess Sadoc, Jess Sadoc Jr., Jorge Continentino.
Todas as msicas compostas por Ion Muniz.
Kalimba, 2003


1. Arrocho
2. Gi
3. Ipanema
4. Janeiro
5. Marzo
6. Donato
7. Sarah
8. Sem nome
9. Salmo
10. Tom
11. Donato (solo Theomar)

ÍNICE DOS ARTIGOS


Artistas | Celebridades | Entrevistas | Artigos
Virtual Label | Homepage | Contato