BRAZILIANMUSIC.COM


Artistas | Celebridades | Entrevistas | Artigos
Virtual Label | Homepage | Contato

brazilianmusic.com | artigos >> bem brasileiro

BEM BRASILEIRO COM ALGUNS SOTAQUES - GAUDENCIO THIAGO DE MELLO     
Resenha por Jos Domingos Raffaelli    
 
 
 
 
 

     A famosa mxima de que "a sada para o msico brasileiro o Aeroporto do Galeo", de Maurcio Einhorn, mas erroneamente atribuda a Tom Jobim, foi a vlvula de escape para a carreira de inmeros instrumentistas. No caso do compositor, arranjador, pianista, violonista e multi-instrumentista Gaudencio Thiago de Mello foi diferente. Ele utilizou a porta de sada do Galeo, porm o motivo de sua ida para New York, em 1966, foi para afastar-se dos tempos funestos da ditadura militar. Ele aproveitou a oportunidade para trabalhar como tcnico de futebol, funo que tambm exerceu em nosso pas. A msica sua verdadeira vocao - veio depois, exercitando seu enorme talento para plantar uma semente duradoura que desenvolveu suas aptides em diversos contextos. Radicado nos Estados Unidos h quatro dcadas, nunca esqueceu suas origens, mantendo-se fiel essncia da nossa msica. O CD "Bem Brasileiro com alguns sotaques", lanado pela Ethos Brasil, enseja um contato mais estreito com a msica de Gaudencio, cujas composies preservam as razes brasileiras, mas tambm englobam spirituals e at o jazz funky dos anos 50, reflexo da sua experincia nos Estados Unidos.

Com significativa discografia, Gaudencio um msico realizado aqui e no exterior. Ele trilhou novos caminhos e foi devidamente reconhecido nos Estados Unidos por sua arte, como ocorreu com Laurindo Almeida, Luiz Bonf, Bola Sete, Oscar Castro Neves, Srgio Mendes, Joo Donato, Dom Salvador, Cludio Roditi, Airto Moreira e mais tarde com Romero Lubambo, Duduka da Fonseca, Hlio Alves, Nilson Matta e Eliane Elias. Logo ficou conhecido e liderou sua banda, comps trilhas para teatro e cinema, lecionou em renomadas escolas de msica, tocou e gravou com msicos de renome internacional. Alm do seu talento de compositor e arranjador, despertou a ateno dos americanos pela incrvel variedade de instrumentos que criou, batizados por ele de "percusso orgnica", alguns dos quais receberam nomes curiosos como triplo ing, boca-de-barro, boca-do-mato, surdo-de-boca, cuca-de-boca, pau-de-chuva, alm de uma infindvel srie de apetrechos dos quais extrai os mais variados sons que surpreendem a grande maioria dos percussionistas e msicos de todo mundo.

Para este lanamento Gaudencio selecionou um verdadeiro dream team, um who's who dos msicos em atividade raramente reunido em nossos estdios: Mauro Senise, Carlos Malta, Z Carlos Bigorna e o francs Idriss Boudrioua (saxofone alto) Paulo Moura e Paulo Srgio Santos (clarinete), Roberto Marques (trombone), NiIton Rodrigues (trompete e flugelhorn), Hamilton de Holanda (bandolim), Antonio Mello e Rogrio Caetano (violo), Haroldo Mauro Jr., Kiko Continentino, Hamleto Stamato, Delia Fischer e o americano Cliff Korman (piano), Paulo Russo, Tony Botelho e Adriano Giffoni (baixo), Csar Machado, Marcio Bahia e Claudio Infante (bateria). Cabe registrar a contribuio do co-produtor e guitarrista Flavio Goulart, cuja vivncia contabilizou vrios anos em Paris tocando e gravando com grandes msicos europeus. J imaginaram todas essas feras reunidas no mesmo palco? Estranhamos no constar qualquer informao sobre a(s) data(s) de gravao deste projeto no texto do encarte ou na ficha tcnica.

O repertrio de "Bem Brasileiro com alguns sotaques" oferece 14 composies de Gaudncio com variada gama de estilos brasileiros, alm de spirituals e jazz funky. Sua msica repleta de imaginao e organizao abriga material com forma, estrutura e organizao. Os arranjos para os sopros de "Brother give me a hand" e Show me the way", influenciados pelos spirituals das igrejas batistas americanas, so de Joel Barbosa; "Easy riding" e "Um abrao no Randall" so de Liew Matthews. De um modo geral, as performances so inspiradas e os arranjos engenhosos aproveitam inteligentemente a instrumentao das variadas formaes entre sexteto e noneto. Com msicos e solistas experientes, o resultado final uma amlgama que preserva a vitalidade da arte de Gaudencio. Um ponto de importncia capital que, ao contrrio da grande maioria dos percussionistas - que quase sempre se estendem ad infinitum em inconseqentes, incuas, repetitivas, cansativas e interminveis batucadas -, mesmo sendo lder Gaudencio mantm-se num segundo plano, unicamente dedicado a contribuir com seus acompanhamentos para a msica dos seus conjuntos.

A faixa-ttulo, um samba em andamento mdio cujas harmonias favorecem a improvisao, exposta por Z Carlos Bigorna com bom gosto e elegncia de estilo, abriga solos expressivos de Flavio Goulart (com acordes e oitavas la Wes Montgomery), Haroldo Mauro Jr. e Paulo Russo.

"Tudo azul", outro samba, porm em andamento mdio-rpido, favorecido pelas presenas de Nilton Rodrigues e Roberto Marques, dois cones em seus respectivos instrumentos; Nilton toca com extroverso e convico, e Roberto modela sua interveno com a categoria habitual. Haroldo e Russo contribuem com breves, mas instigantes solos.

"Ventos do serto", a mais longa das faixas, a nosso ver uma obra-prima. Aps a abertura de percusso por Gaudencio, Cliff Korman estabelece o clima da msica de igreja expondo a bela melodia com alto grau de lirismo. Sucedem-se os solos, todos integrados nessa atmosfera; o de Carlos Malta (sax-alto), por vezes veemente, refora o esprito evanglico da pea, evocando em alguns momentos Eddie Vinson, Hank Crawford e Frank Strozier. Flavio comprova que seu trabalho como produtor no diminuiu sua criatividade de improvisador, cujo solo sublinhado pelo acompanhamento tipicamente negride de Cliff Korman, que, por sua vez, tem uma interveno repleta de genuna emoo.

O mesmo vale para "Brother give me a hand", outro tema influenciado pela msica de igreja, com soberbo arranjo para os sopros (Idriss-Nilton-Roberto-Malta, este utilizando saxes alto, tenor e bartono) dando maior colorido aos unssonos. Idriss Boudrioua (sax-alto), Nilton, Roberto, Flavio e Cliff so sustentados ao longo dos seus solos pela polirritmia incessante de Cludio Infante, totalmente enquadrado ao ritmo que ouvimos nos ofcios religiosos das igrejas batistas.

"Show me the way", uma obra bluesy que faz parte da trilogia influenciada pelas canes religiosas, tambm tem um arranjo elaborado para os sopros, com solos bem construdos de Nilton,.Flavio e Cliff Korman; este evidencia estar familiarizado com a msica das igrejas batistas.

O virtuoso clarinetista Paulo Moura, um expoente da nossa constelao de astros, e Hamilton de Holanda, uma das gratas revelaes dos ltimos tempos, revezam-se alegremente na exposio do choro "O presidente", em andamento mdio, extraindo sua beleza meldica com arabescos e floreios engenhosamente alinhavados, precedendo o desenvolvimento das suas idias em solo. Adriano Giffoni toca o baixo eltrico, uma raridade nos conjuntos de choro, o que sempre causa revolta nos puristas de planto. O final da faixa surpreende o ouvinte ao se transformar em samba.

O baterista Marcio Bahia inicia "Tem xod no meu xaxado", cujo ttulo indica seu estilo. Sem perder as caractersticas rtmicas do xaxado, uma interessante adaptao de uma linguagem mais moderna para esse popular ritmo nordestino. Os solistas so Carlos Malta (flauta), Delia e Giffoni.

O samba "Saltimbanco" uma alegre excurso pelo mais popular dos ritmos brasileiros, tendo contribuies efetivas de Senise (em grande forma na flauta), Haroldo, Flavio e Paulo Russo.

Por alguma razo, o arranjo dos sopros para a exposio de "Easy riding" lembra-nos o som coletivo do Sexteto Bossa Rio, de Srgio Mendes. Movimentado e repleto de bons momentos, tem contribuies individuais de Nilton (flugelhorn), Tony Botelho e Carlos Malta (flauta, la James Moody).

A inspirao da reverente "Fique mais um pouco" nasceu quando o irmo de Gaudencio - o poeta Thiago de Mello - passou por momentos muito difceis. Seus aspectos mais emotivos so o lirismo, a continuidade meldica e o acentuado feeling, enriquecidos pelas intervenes de Senise (flauta), Hamleto e Flavio, complementados pelo baixo de Paulo Russo.

Paulo Srgio Santos o destaque de "Chorando e sambando", deixando impressa sua marca de clarinetista virtuoso, cuja maestria, sonoridade e afinao irrepreensveis afloram em todos os momentos. Roberto Marques, Delia Fischer e Antonio Mello (violo) tambm marcam presena.

"Taking my place in time" possui tintas do nordestino baio, com primoroso trabalho de Marcio Bahia e Gaudencio, cabendo as improvisaes a Paulo Srgio, Flavio e Hamleto.

Nilton (flugelhorn), Flavio e Haroldo, solistas experientes, de bom gosto e inspirados, moldam suas concepes ao desenvolvimento de "Missing home".

O samba "Um abrao no Randall" encerra a programao deste sugestivo lanamento. Sua sonoridade coletiva o resultado do adequado blending da linha de frente formada por Nilton, Roberto e Malta (flautas, saxes alto, tenor e bartono) idealizado por Liew Matthews.

"Bem brasileiro com alguns sotaques" outro triunfo artstico de Gaudencio Thiago de Mello

Copyright 2006 BrazilianMusic.com
Todos os direitos reservados - Reproduo proibida sem autorizao por escrito


Ir para o website do Thiago de Mello

Comprar este CD online

BEM BRASILEIRO - COM ALGUNS SOTAQUES
Thiago de Mello

Ethos Brasil, 2006

1-Bem brasileiro
2-Tudo azul
3-Ventos do serto
4-O presidente
5-Brother, Give Me A hand
6-Tem xod no meu xaxado
7-Saltimbanco
8-Easy Riding
9-Fique mais um pouco
10-Chorando e sambando
11-Show Me the Way
12-Taking My Place In Time
13-Missing Home
14-Um abrao no Randall


All songs written by Thiago de Mello

ÍNICE DOS ARTIGOS


Artistas | Celebridades | Entrevistas | Artigos
Virtual Label | Homepage | Contato